Image not available

Tour Londres Cartão Postal: Este passeio nos leva aos pontos turísticos mais famosos de Londres. É uma verdadeira caminhada pelos cartões-postais da cidade.

Image not available

A London Eye também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Ela foi inaugurada no ano de 2000 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade

Image not available

O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, (em inglês Houses of Parliament) é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns)

changing-of-the-guard-1143638_1920

Para quem visita Londres pela primeira vez, os passeios pelos tradicionais palácios e construções majestosas (como a London Bridge) são de tirar o fôlego. Ainda assim, pensar que a logística da cidade gira em torno não somente de sua população, crescimento e economia, mas também da família real é distante para os brasileiros – já que em nosso país o sistema de monarquia não existe há mais de um século.

Para os ingleses é diferente. Diversos eventos importantes pelo país contam com a presença de algum membro da família real ou até mesmo da rainha. Em Londres, mesmo sem a participação da realeza, algumas tradições são mantidas há gerações! Uma delas é a famosa troca de guardas, que de tão famosa e pontual já apareceu em filmes, series de comédia e desenhos animados. Além disso, até hoje ocupa o imaginário mundial representando o clima austero e preciso das tradições inglesas.

A guarda real foi instaurada para oferecer proteção ao rei Charles II, em 1656, quando este estava exilado da Inglaterra. Formado por guardas de alto escalão e muito bem treinados, o time de oficiais selecionados para esta formação especial foi cuidadosamente feito com os destaques militares da época. Até 1689, a cerimonia era realizada no Palácio de Whitehall, e posteriormente tomou seu lugar no palácio de St. James. Quando a Rainha Victoria se mudou para o palácio de Buckingham em 1837, uma parte destes militares a acompanhou, e consigo levaram a tradição como conhecemos hoje.

Como acontece

As 11 da manhã, parte da velha guarda real entra em formação no St. James Palace. Após uma inspeção do capitão da guarda da Rainha, o grupo marcha pelo The Mall (importante avenida que liga os palácios e é tradicionalmente criada como uma rota para cerimônias reais), em direção ao palácio de Buckingham, onde ocorre a mesma formação em simultâneo com a de St. James. Assim, uma banda toca enquanto um grupo espera o outro – e também dá o tom para o tempo da cerimônia, para que tudo ocorra em seu devido tempo.

Nesta troca, muitos turistas ou pessoas que nunca visitaram Londres costumam pensar que o evento é composto de atores ou é apenas uma encenação. Entretanto, os guardas são altamente treinados, e estão a postos para qualquer perigo! Por isso ao se aproximar, é possível que eles sequer olhem em sua direção, já que qualquer comportamento fora dos padrões podem acarretar em sérias consequências para eles.

De acordo com o calendário oficial (que pode ser acessado aqui), a troca de guardas acontece todos os dias de abril a julho, e em dias alternados de agosto a março.

Uma tradição para os ingleses e os turistas: A troca de guardas em Londres
Tagged on:                         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *