Image not available

Tour Londres Cartão Postal: Este passeio nos leva aos pontos turísticos mais famosos de Londres. É uma verdadeira caminhada pelos cartões-postais da cidade.

Image not available

A London Eye também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é uma roda-gigante de observação. Ela foi inaugurada no ano de 2000 e é um dos pontos turísticos mais disputados da cidade

Image not available

O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, (em inglês Houses of Parliament) é o palácio londrino onde estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns)

2

A incrível construção que liga Lisboa a Almada, atravessa o rio Tejo em seus mais de 2 km de extensão. De vários pontos da cidade é possível apreciar a vista do rio e esta ponte, que na realidade é muito mais do que um simples elemento de ligação.

Sua história começa já em 1876, quando a ideia de se conectar cidades por um meio móvel mais ágil começou a tomar forma nas ideias do engenheiro Miguel Pais. Só em 1958 a ideia, após muitas modificações e estudos com relação à sua execução, estrutura e finalidade, tomou forma oficialmente. Assim, foi estabelecido um concurso público internacional afim de atrair profissionais e empresas do exterior para auxiliar a concretização da ideia – que parecia um tanto quanto arriscada na época.

A inauguração

1

Ainda assim, em 1962 os portugueses, com parceria com empresas norte-americanas de aço e engenharia, iniciaram as obras que duraram apenas 4 anos! Na inauguração diversos líderes importantes estiveram presentes, em uma solenidade histórica com o presidente da república, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás. Desde a sua concepção, a ideia de ligar duas cidades de modo tão pratico foi colossal, e mais de 11 milhões de euros foram investidos na obra.

A ponte foi planejada  originalmente para suportar o tráfico ferroviário e rodoviário simultaneamente. No entanto, na época de sua inauguração, somente o transito de carros e caminhões era permitido. Somente na década de 90 o governo português construiu e inaugurou a plataforma de transporte ferroviário, que passou a ser intensa pela ponte. Para se ter uma ideia, recentemente transitam cerca de 300 mil usuários diariamente por lá! Na ferrovia, mais de 80 mil passageiros são transportados diariamente e mais de 72 mil toneladas de aço foram empregadas em sua construção.

O legado3

Quando foi inaugurada, era considerada a quinta maior ponte suspensa do mundo, e a mais extensa depois dos estados unidos. Ainda hoje com toda a tecnologia e avanço das outras cidades pelo mundo, a ponte permanece no 20º lugar na lista, com 190 metros de altura em suas torres – tornando-a uma das construções mais altas de Portugal e da Europa.

E não só carros e trens passam por lá! No início do ano todo o trafego é cortado por alguns dias, para que a ponte seja parte da maratona de Lisboa.

A ponte 25 de Abril e sua importância para Lisboa
Tagged on:                             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *